• FONE: (19) 3252.9194
  • Unidades
  • Fale conosco
  • Siga-nos
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
Educação | Núcleo Mãe Maria

Aptidão e Experiência

Como Aptidão entendemos que é a capacidade do Espírito para executar essa ou aquela tarefa no plano evolutivo em que se vê situado.

E a terra nos propõe um campo imenso de oportunidades de nossos recursos potenciais. Quantos tarefeiros da mediunidade pretendem ouvir desencarnados, ter uma visão clara dos reinos do espírito, cultivar sem enganos o intercâmbio mediúnico...., mas nos alerta Emmanuel no Livro Seara dos Médiuns que entre aptidão e experiência há sempre uma distância igual àquela que existe entre projeto e realidade. Não há conquista relâmpago. 

Entendamos isso:

Aptidão é planejamento.
Experiência é dedicação.

A aptidão aponta o professor.
A experiência faz o ensino.

A aptidão indica o tarefeiro.
A experiência cria a obra.

A aptidão sugere.
A experiência edifica.

E assim vamos aprendendo que a mediunidade é um dom comum a todos. Mas exercer a mediunidade como força ativa é fruto da experiência de quantos educam este talento com disciplina e trabalho, se esforçando no dia a dia para estudar e servir sempre.

Deus concede títulos, mas cabe ao homem o justo dever de usá-los e enobrecê-los. Por mais que um médico estude e se habilite para exercer a medicina, se o profissional não suporta enfermos, jamais será digno da missão a que se comprometeu na profissão. Se um professor não vai além do dever profissional e estime educar um aluno além do plano de aulas, em vão terá recebido as bênçãos da cultura.

Às vezes pensamos nas diferentes aptidões do ser humano, e nos perguntamos porque tanta desigualdade? Ficamos comparando essas diferenças, parece que para algumas pessoas dá tudo certo, enquanto que outros levam tudo com tantas dificuldades? Vemos tantas diferenças entre os seres humanos,  mas muito antes de nós, já perguntava Kardec à Espiritualidade: Porque não outorgou Deus as mesmas aptidões a todos os homens? E claro que já até compreendemos a resposta que ele obteve (questão 804 do Livro Dos Espíritos):

“Deus criou iguais todos os Espíritos, mas cada um destes vive há mais ou menos tempo, e, consequentemente, tem feito maior ou menor soma de aquisições."

A diferença entre eles está na diversidade dos graus da experiência alcançada e da vontade com que obram, vontade que é o livre arbítrio. Daí o se aperfeiçoarem uns mais rapidamente do que outros, o que lhes dá aptidões diversas. Necessária é a variedade das aptidões, a fim de que cada um possa concorrer para a execução dos desígnios da Providência, no limite do desenvolvimento de suas forças físicas e intelectuais. O que um não faz, fá-lo outro. Assim é que cada qual tem seu papel útil a desempenhar. 

E ainda sobre essa questão Kardec explica: Assim, a diversidade das aptidões entre os homens não deriva da natureza íntima da sua criação, mas do grau de aperfeiçoamento a que tenham chegado os Espíritos encarnados neles. Deus, portanto, não criou faculdades desiguais; permitiu, porém, que os Espíritos em graus diversos de desenvolvimento estivessem em contato, para que os mais adiantados pudessem auxiliar o progresso dos mais atrasados e também para que os homens, necessitando uns dos outros, compreendessem a lei de caridade que os deve unir.

Fica aí para a nossa reflexão as diferentes aptidões do ser humano. Alma imortal! Aptidão que Deus distribui de acordo com nossas necessidades. Mas a dedicação, disciplina e perseverança depende de nossos esforços, de nossas conquistas pessoais. Não há segredos na Doutrina Espírita. Nosso empenho e comprometimento com Jesus e nosso esforço na tarefa que abraçamos, qualquer que seja ela, nos trará a lucidez necessária, humildade no coração, respeito para com todos, cooperação com a Espiritualidade e quantas virtudes a mais?   E de experiências em experiências vamos desenvolvendo aptidões, plantando a solidariedade, abrindo caminhos, deixando marcos de luz, clareando sentimentos bons nessa estrada sem fim....

 

Nicéia Martelli Benvenuti, colaboradora de Os Seareiros - Casa de Jesus 
Livros pesquisados: Seara dos Médiuns; Família; Livro dos Espíritos


Receba nossas newsletters

Mantenha-se informado e acompanhe nossas atividades.

Área Restrita

Por favor informe seu usuário e senha

×